Atendimento
62 3099-9800
adm@ctoanapolis.com.br
Localização
Avenida Santos Dumont 836, Jundiai, Anápolis-GO, 75113-180

Biópsias

O objetivo de uma biópsia é colher material de uma lesão ou de um órgão do corpo para ser avaliado por um médico especialista. Dessa forma, é possível obter informações precisas sobre a natureza das lesões ou o grau de comprometimento de um tecido por doenças.

A biópsia percutânea, isto é, através da pele, é realizada sem necessidade de cirurgia. A utilização de métodos de imagem para guiar esse tipo de procedimento é um avanço que permite que as biópsias sejam realizadas com grande precisão e com menor risco, podendo-se detectar precocemente eventuais complicações durante o exame. Além disso, o acesso percutâneo pode ser realizado sob anestesia local, o que evita maiores riscos anestésicos, facilita a recuperação após o procedimento e não deixa cicatrizes como em uma cirurgia. Ela pode ser guiada por qualquer dos métodos de imagem como ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e, no caso da mamografia, por estereotaxia.

A escolha do método depende de vários fatores, entre eles, a facilidade de identificar o alvo, simplicidade, disponibilidade e menor custo. O procedimento é realizado com anestesia local, que “adormece” a pele e todo o trajeto por onde a agulha da biópsia irá passar. O procedimento tem duração variável, dependendo do tipo de equipamento utilizado e das características da lesão. O paciente permanece deitado na mesa de exame e segue as orientações da equipe que realiza a biópsia. Todos os procedimentos são precedidos da desinfecção da pele de acordo com os protocolos estabelecidos. O número de fragmentos colhidos também varia de acordo com o caso.

Quando necessário obter um maior número de fragmentos, é utilizado um sistema auxiliar para a biópsia, chamado “coaxial”. Ele permite que múltiplos fragmentos sejam obtidos sem a necessidade de várias passagens através da pele, evitando desconforto e tempo prolongado de exame.